Nova Bossa

Com o lançamento deste trabalho podemos dizer que a obra de Zé Menezes está registrada, suas principais composições, arranjos e interpretações estão gravadas em três CDs, no primeiro “Zé Menezes - Autoral - Regional de Choro”, no segundo “Zé Menezes - Autoral - Gafieira Carioca”, e neste terceiro, “Zé Menezes - Autoral - Nova Bossa”.

Muitos e acalorados agradecimentos devem ser feitos pelo resultado destas realizações, primeiramente a todos os grandes músicos e a equipe técnica que participaram do projeto, aos amigos e colaboradores, pelo incentivo, e, em especial, ao patrocí¬nio da Petrobras e ao apoio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Neste último CD da série, apresentamos a obra de Zé Menezes com arranjos camerísticos (duos, trios e quartetos), além de arranjos para banda de pí¬fano, regional de choro e “big band”, enfim, um trabalho com diversas formações instrumentais.

A “simplicidade sofisticada” das composições e arranjos de Zé Menezes nos transporta ao que de melhor se produziu e se produz na Música Brasileira, criando elos entre “popular” e “erudito”, traduzindo suas principais influências, como de Radamés Gnattali, Garoto e tantos outros com quem Zé Menezes trabalhou durante mais de 80 anos em sua brilhante carreira.

Assim é Zé Menezes, uma vida inteira dedicada à Música, este é o seu legado, um autodidata que se tornou referência na Música Brasileira como compositor, arranjador e multiinstrumetista, destacado pelos críticos como “O Virtuose das Cordas”.

Não podemos registrar o bem humorado Zé Menezes sem deixar de mencionar uma das suas frases emblemáticas: “Eu sou bonito, sou rico, moro perto, toco muito bem, tenho telefone... porém tenho somente um grande defeito, sou muito modesto”.

É com esta irreverente “modéstia” que Zé Menezes criou sua brilhante carreira, compondo, fazendo arranjos e shows, para divulgar sua obra e deixar aos jovens músicos uma bela lição, de que a boa música se faz com muito trabalho e sempre!

Luiz Rocha

Bossa Nova nº 2 (Bossa Nova) FL SX.SOP VLN BAT GTR AC BX
Uma Noite em Brasília (Choro) VL.1 VL.2 FL SX.SOP VLN PNO BX
Nova Bossa (Samba) VL BAT AC GTR BX
Tudo Azul (Choro) VL.T FL PNO VL BX BAT
Seresteiro (Choro) BDL FL SX.SOP BAT PNO VL.6 VL.7 BX
Uma Noite em São Borja (Choro) VL.T SX.SOP BAT PNO VL.7 BX
Relembrando João Pernambuco (Choro) BDL VLN PNO VL.7 BAT BX
Tema para Pifeiro (Baião) FL.1 FL.2 AC RT VLN.1 VLN.2 BX
Subindo o São Francisco (Choro) VL.T CL.Bb SX.SOP TRP.Bb SX.T TBN BAT PNO BX
Pensando em Ti (Valsa) VLN BDL PNO VL BX
Relembrando Ernesto Nazareth (Choro) VL.T FL BAT PNO VL.7 BX
Três Amigos (Concertino) FL PNO VL.6 VL.7
Meus Oito Anos (Choro) SX.SOP CAV VL.7 RT PNO BX
Teus Olhos (Valsa) VL AC BX
A Viola do Zé (Polka) FL.1 FL.2 VLN VL.10 PERC AC BX